Literatura

ANDRÉ FILHO TEM PARTICIPADO ATIVAMENTE DO MEIO LITERÁRIO DE GUARABIRA há décadas, desde 1985. Nesse contexto, dedica-se à escrita em prosa e verso, produzindo poemas, crônicas, contos, artigos, editoriais e colunas em diversos jornais, revistas e portais da internet. Sua obra mais extensa está ligada à publicação em antologias, coletâneas e algumas páginas online de Guarabira, no Nordeste brasileiro, o que lhe rendeu reconhecimento nacional e internacional. Vamos conhecer algumas de suas publicações.

💢💢💢

01. ANTOLOGIA ESCRITOS FEITOS DE AMOR  Essa antologia foi uma iniciativa da Casa do Novo Autor Editora, reunindo talentos literários de diversas regiões do Brasil, incluindo o escritor André Filho. Sua participação nessa coletânea contribuiu para a diversidade e riqueza do projeto. Leia, na íntegra, o conto.

FONTE DE INSPIRAÇÃO

Teu corpo magrinho transmite encanto e um ar de graça, quando vens ao meu encontro ou andas pelas ruas solitárias da cidade. Pareces bailar, envolta num clima romântico, transmitindo ondas de “mistérios” que somente eu consigo definir.

A perfeição das linhas físicas do teu corpo faz-me sentir caçador de um tesouro escondido na mais perfeita e intrigante profundidade do seu coração. Ah, quanta beleza ostentas nesse teu corpinho quente, gracioso e sensual!...

Quando passas por mim, abalas (e nem por que) as estruturas de todo o meu ser. A vida, o destino e o tempo aprontam cada travessura com a gente, que às vezes, fico a imaginar se as coincidências e os acasos acontecem só para dar um empurrãozinho (para o lado da sorte e da perspectiva de novos horizontes) quando realizam alguns sonhos que parecem impossíveis ao nosso modo – ainda um tanto primitivo – de pensar.

Teu corpo magrinho, ao sussurro do vento, tem uma musicalidade incrível que seduz minha alma. Tudo em você tem graça e emoção. A mesma emoção que sinto agora ao tê-la presente nas estradas da minha vida – uma emoção fantástica, ímpar, um verdadeiro presente dos céus!

Que mais posso falar, senão que, somente em poder ser seu amigo, te admirar, contemplar o teu lindo sorriso, explicar para todos que a amo, dizer aos ventos que és a minha maior fonte de inspiração? Tudo isso já é uma dádiva, um milagre... De que mais posso reclamar, se isto me basta para simplesmente ser feliz?

Se esta oportunidade, de admirar a pessoa fantástica que és e de tê-la como “amiga”, foi-me dada, então não posso de maneira alguma desperdiçá-la. Tenho mais é que viver intensamente, aproveitando cada instante mágico desta nossa maravilhosa amizade. Afinal, os instantes que passam, marcam, fortalecem o nosso interior, fazem transbordar a nossa felicidade... E uma vez que passam, jamais serão repetidos.

André Filho – Antologia Literária “Escritos Feitos de Amor” – Casa do Novo Autor Editora. São Paulo. 2003. pp. 48-49.

💢💢💢

02. COMENTÁRIOS SOBRE AS OBRAS DE ANDRÉ FILHO – Vamos conferir alguns comentários significativos sobre os textos em prosa e verso escritos por André Filho. As observações a seguir foram feitas por escritores, leitores, alunos e ex-alunos que tiveram contato com sua produção literária.

Bruna Laurentino, ex-aluna

03. POEMAS PUBLICADOS  Confira a seguir alguns poemas de André Filho publicados em jornais, revistas, antologias, coletâneas, livros e portais da internet. Fotos (de cima para baixo): 1. Poemas publicados na coletânea da Academia Guarabirense de Letras (2023).

04. PARTICIPAÇÃO DE ANDRÉ FILHO EM OBRAS LITERÁRIAS  André Filho Guarabira tem participação em várias obras literárias (em prosa e verso), em antologias, coletâneas, jornais e revistas do Brasil. Veja algumas delas. Fotos (de cima para baixo): 1. Antologia Amar (2025, Editora Recanto das Letras); 2. Coletânea A poetisa dos poetas, Aglacma, Guarabira, 2023; 3. Coletânea A poetisa dos poetas, Aglacma, Guarabira, 2022;  4. Coletânea Poesia Agora, Editora Trevo, SP;  5. Antologia Escritos feitos de amor, Casa do Novo Autor, SP;  6. Coletânea Eco, Sesc/Sec. de Cultura, Guarabira-PB, 2003; 7. Coletânea Retrato de um poeta, Sesc/Sec. de Cultura, Guarabira-PB, 1990; 8. Coletânea Ternura, Sesc/Sec. de Cultura, Guarabira-PB, 1989; 9. Coletânea Um grito de liberdade, Sesc/Sec. de Cultura, Guarabira-PB, 1998; 10. Jornal A Toca do (Meu) Poeta, Guarabira-PB.


(Em atualização)

Nenhum comentário:

Postar um comentário